Você Gostaria de Ter Seu Próprio Pastor?

 

“Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia certo aos seus olhos.”

- Juízes 17:6 


Introdução

No tempo dos juízes, Mica, um homem da região montanhosa, roubou de sua mãe mil e cem moedas de prata. Após ser amaldiçoado, devolveu o valor, mas ao invés de buscar ao Senhor, usou parte da prata para fabricar ídolos e erguer um santuário privado. Pior ainda, levantou seu próprio filho como sacerdote, contrariando os mandamentos de Deus: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele prestarás culto” (Dt 6:13).

Observamos a ...

1. A falsa espiritualidade

Mica quis ter seu “próprio pastor”, moldando a fé conforme sua conveniência. Sua religião era apenas aparência, sem compromisso verdadeiro com Deus.

2. O perigo de fazer “o que parece certo”

Sem liderança fiel e sem obediência à Palavra, cada um seguia seu próprio coração. O resultado foi desordem espiritual e apostasia.

3. O verdadeiro Sacerdote

Ao contrário de Mica, não precisamos inventar caminhos ou sacerdotes humanos. Temos em Cristo o verdadeiro Sumo Sacerdote, que nos conduz ao Pai em amor, graça e verdade.


Lições

Religião fabricada pelo homem é idolatria disfarçada.

O que nos guia não deve ser a opinião ou a cultura, mas a vontade de Deus revelada em Sua Palavra.

A verdadeira vida espiritual só é firmada em Jesus, nossa fonte eterna de salvação.


Conclusão

Mica buscou conforto em ídolos e em um falso sistema religioso, mas nós somos chamados a firmar nossa fé em Cristo. Não precisamos de “pastores particulares” que acomodem nossas vontades, mas de submissão ao Senhor e à Sua Palavra. 

Oração

Senhor, livra-me da tentação de moldar a fé segundo meu coração. Dá-me discernimento para rejeitar ídolos e viver de acordo com Tua vontade. Que Cristo seja meu único Sacerdote e guia eterno. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor Incansável

Você se torna semelhante aquilo que ama

A perseverança do amor de Deus