Segurança e Queda
"²⁵ Também os de Benjamim no dia seguinte lhes saíram ao encontro fora de Gibeá, e derrubaram ainda por terra dos filhos de Israel mais dezoito mil homens, todos dos que tiravam a espada. ²⁶ Então todos os filhos de Israel, e todo o povo, subiram, e vieram a Betel e choraram, e estiveram ali perante o Senhor, e jejuaram aquele dia até à tarde; e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. ²⁷ E os filhos de Israel perguntaram ao Senhor (porquanto a arca da aliança de Deus estava ali naqueles dias; "
- Juízes 20:25-27
Introdução
Os israelitas se reuniram em Mispa para decidir como agir diante da atrocidade cometida em Gibeá. O levita expôs o pecado e a nação se levantou contra a tribo de Benjamim, mas a guerra mostrou que a vitória não viria apenas da força do braço humano. As derrotas iniciais revelaram a necessidade de depender inteiramente do Senhor.
Observamos que ...
1. O pecado não enfrentado gera destruição
A guerra contra Benjamim nasceu de um mal que não foi extirpado do meio do povo.
2. A falsa segurança leva à queda
Mesmo em maioria, Israel foi derrotado duas vezes. O excesso de confiança em si mesmo os cegou.
3. O quebrantamento abre espaço para Deus agir
Somente após chorarem, jejuarem e buscarem ao Senhor é que Israel encontrou direção e livramento.
Lições
quando toleramos pecados em nosso coração, eles se levantam contra nós e nos fazem cair.
não é a força da multidão, mas a presença de Deus que garante vitória.
a dependência de Deus nos ensina que nenhuma batalha é vencida sem Ele.
Conclusão
Israel precisou aprender que segurança sem Deus é ilusão, e queda sem arrependimento é perdição. Assim também, precisamos vigiar para não acariciar pecados ocultos. O que não é confessado e entregue ao Senhor jamais será vencido.
Oração
Senhor, não permitas que encontremos segurança em nossas próprias forças. Ensina-nos a depender inteiramente de Ti e a enfrentar os pecados que querem nos derrotar. Que o quebrantamento nos leve sempre à vitória em Cristo. Amém.
Comentários
Postar um comentário