Particular Tesouro de Deus

 

"Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança."

- Malaquias 3:8-10.


Contexto

A mensagem profética de Malaquias é uma continuação do chamado à obediência e à fidelidade. No capítulo 2, o Senhor fala sobre a preparação do caminho e aponta para a vinda do Anjo da Aliança, referência messiânica que se cumpre em João Batista (Marcos 1:2) e na primeira vinda de Cristo.

Aqui, o profeta denuncia a infidelidade do povo em reter aquilo que pertencia ao Senhor. Mas junto à advertência, Deus abre uma porta de esperança: a oportunidade de provar a Sua fidelidade e experimentar as Suas bênçãos.

Lições Espirituais

  1. Obediência é chave para o favor de Deus.
    Reter o que pertence ao Senhor é sinal de incredulidade e egoísmo. A fidelidade nos conduz à abundância espiritual e material.

  2. O convite para provar a Deus.
    Diferente de outras passagens, aqui o Senhor nos desafia: “Fazei prova de mim”. Ele garante que abrirá as janelas do céu sobre os que andam em obediência.

  3. O verdadeiro tesouro do Senhor.
    Mais do que riquezas, Deus nos chama para sermos Seu tesouro particular (Êxodo 19:5; 1 Pedro 2:9). Somos coerdeiros com Cristo, escolhidos para compartilhar de Suas promessas eternas.

  4. Rejeição ou aceitação.
    Aqueles que se defraudam e rejeitam ao Senhor não terão parte na cidade santa (Apocalipse 21:27). Mas os que voltam-se a Ele com coração sincero desfrutam da comunhão e da herança prometida.

Aplicação Pessoal

Deus não deseja apenas nossa entrega material, mas, acima de tudo, um coração fiel e rendido. Ele nos chama a viver como povo eleito, testemunhas de Sua graça. Sua promessa permanece: Ele derrama bênçãos quando colocamos nossa confiança e obediência nEle.

Desafio de Hoje

Examine o seu coração e pergunte: tenho retido algo que pertence a Deus, seja tempo, dons, recursos ou fidelidade? Decida hoje entregar ao Senhor com gratidão, lembrando que você é chamado a ser Seu tesouro particular.

Oração

Senhor, reconheço que muitas vezes tenho segurado o que é Teu, confiando mais em minhas forças do que no Teu cuidado. Ensina-me a andar em obediência e gratidão, vivendo como Teu tesouro particular. Abre as janelas dos céus sobre minha vida e faz-me um canal de bênção para outros. Em nome de Jesus, amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor Incansável

Você se torna semelhante aquilo que ama

A perseverança do amor de Deus